segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Bahia é um transatlântico sem rumo!!!

Olá a todos!!!
Quando vamos focalizar um objeto de análise devemos estabelecer critérios para a mesma. Quanto ao tempo, devemos ter em mente se vamos dar relevância a curta, média ou longa duração: o processo a curto/médio prazo estabelece uma análise conjuntural; quando o fenômeno se faz por muito tempo, devemos observar a estrutura. Logo, indico a linha desta avaliação breve: o problema do Bahia é estrutural e não conjuntural!!!
O Bahia é um clube que praticamente parou no tempo. Se considerarmos um ano no passar do tempo, paradoxalmente o “ano que não acabou” para o Esporte Clube Bahia foi o ano de 1989, o ano cronológico que esta grande expressão popular brasileira venceu seu segundo título nacional, o campeonato brasileiro de 1988.
Daí em diante o clube não se renovou, aliás, tendência histórica da instituição. Tivemos a dinastia de Osório, depois o potentado de Paulo Maracajá. Este último, presidente do título nacional de 1988, ainda foi pior que Osório que de certa forma pelas circunstâncias, e não por opção, criou uma figura à sua imagem e semelhança: o próprio Maracajá.
A saída de Maracajá criou um vácuo de competência e carisma na direção maior do clube. Nem mesmo um presidente no estilo centralizador e todo poderoso, que não se aplica mais ao futebol brasileiro, é verdade, o clube forjou. Alías, neste fim de década de 1980, início da década de 1990, o seu tradicional rival, o Vitória, remodelou-se a forma do Bahia e criou uma figura emblemática, semelhante ao estilo Maracajá: Paulo Carneiro, que melhorando seus métodos, reverteu a hegemonia do futebol baiano a favor do rubro-negro. Nestes pouco mais de vinte anos é incontestável a supremacia rubro negra no futebol local.
O pós-Maracajá foi conturbado no Bahia. Francisco Pernet, Antonio Pithon (boicotado, fritado e queimado pelas forças centrífugas da politicagem tricolor), Petrônio Barradas, Marcelo Guimarães e, agora, Marcelo Guimarães Filho passaram a dirigir o clube. Com todos esses a torcida do Bahia viu sua supremacia histórica no âmbito local passar para o rival, periodicamente ser humilhado em campo por este mesmo rival, acumular rebaixamentos de séries no campeonato nacional e contar inúmeros vexames e decepções, que na forma que estamos vendo, não existe perspectiva a um curto prazo para cessar.

Não querendo entrar nos méritos profundos da questão, não vai ser com o arremedo de reforma estatutária aprovada pelo “grupo” do atual presidente que o clube vai se organizar e ser recriado. Uma reforma de estatuto indecente que prega uma falsa e imoral democracia, calcada no argumento que os regimentos e normas foram respeitados, mas que engessou e aniquilou a possibilidade de renovação política no clube e a criação de um ambiente de debate e discussão positiva.
Srº Marcelo Guimarães Filho: seja sensato, humilde e tenha a grandeza que um verdadeiro líder deve ter e refaça a reforma estatutária do clube, na forma geral que anseia a sua imensa, apaixonada e magoada torcida. Faça o torcedor realmente decidir quem ele quer no comando do clube. Dê condições de renovação na composição política do conselho deliberativo e na vida política do clube. DÊ CONDIÇÕES PARA A REFUNDAÇÃO DO CLUBE!!!

Lembre Srº Marcelo, que o Bahia é grande porque sua torcida é grande e apaixonada. Este é um time como poucos, um clube de expressão popular. Assim como outras grandes expressões da cultura brasileira no esporte, o Bahia também não é um time que tem uma torcida, é uma torcida que tem um time!!! As vezes alguns desses torcedores só tem isso!!! Não retire isso dos dois: do time e do torcedor!!!
Não será elitizando o clube, afastando o torcedor popular do time, como o senhor e seus adeptos veem fazendo com os bloqueios econômicos que vocês estão perpetrando que vão dar a transformação que o clube precisa. NÃO TRANSFORME O BAHIA EM UM TIME DE BURGUESES E ELITIZADOS!!! O BAHIA É UMA EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR!!!
Ao contrário: leve o torcedor popular a viver o clube que veremos a médio prazo o nosso time soerguendo-se!!!
Vamos dar um rumo ao Bahia, esse verdadeiro transatlântico sem rumo.
Um abraço a todos!!!

Um comentário:

  1. Meu amigo,irmão Cristiano voce agora falou tudo!!!Nós torcedores não guentamos mais tanta humilhação!!!O bem maior que um clube tem é a torcida e eu como torcedor Fánatico do Bahia não guento mais tanta humilhação.Não por parte dos adiversarios e sim por essa diretoria incompetente que ai esta.Marcelinho se voce ama de verdade esse clube reforme o estatuto e entregue o cargo depois de novas eleições!!!Abraços irmão adorei a postagem.

    ResponderExcluir